segunda-feira, 20 de setembro de 2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Angra 1 e Angra 2


Angra 1 e Angra 2


Construção de Angra 3


Angra 3, que será praticamente uma réplica de Angra 2 (incorporando os avanços tecnológicos ocorridos desde a construção desta usina), também está prevista para gerar 1.350 megawatts.

Como se usa a energia nuclear?

Saúde - para diagnostiar doenças, substâncias radioativas são injetadas no corpo humano e são absorvidas por órgãos como os rins e o cérebro. Depois, o paciente é monitorado e as imagensmostram se há problemas nesses órgãos.

Indústria - um tipo de fotografia produzida a partir da irradiação de materiais permite enxergar dentro de peças de metal, de motores, verificando se soldas continuam boas, se houve desgaste demasiado em certas peças, se há rachaduras e qual a espessura de algumas peças. A indústria farmacêutica estereliza com radiação as seringas plásticas, luvas, gaze e outros materiais, eliminando-se mocroorganismos que poderiam provocar algum tipo de contaminação nos pacientes.

História e Arqueologia - o carbono 14, um elemento radioativo natural, absorvido pelas plantas na fotossíntese, tem sua atividade reduzida pela metade a cada 5.730 anos. Assim, quando se encontram materias e escavações, como os restos de uma fogueira de milhares de anos, os cientistas calculam a idade desses restos pela quantidade de carbono 14 que conseguem identificar.

Pecuária - marcadores radioativos colocados no alimento de animais permitem estudar sua digestão para descobrir quais os melhores alimentos para eles. Substâncias radioativas também são usadas para diagnosticar e prevenir doenças dos animais.

Eletricidade - nas usinas termonucleares, a energia do núcleo dos átomos é usada para aquecer a água e formar vapor, que então aciona as turbinas e gera energia elétrica.

Agricultura - irradiar alimentos é uma forma de conservá-los recomendada pela Organização Mundial da Saúde , a OMS. O Brasil usa essa tecnologia principalmente para alimentos do tipo de exportação, pois eles, precisam durar mais. Há diferentes radiações e usos. Elas servem para evitar doenças na cebola, batata e alho, eliminar fungos de morangos e tomates, atrasar o amadurecimento de bananas, evitar insetos em cereais e conservar carne, leite e sucos.

Uso Bélico - o domíno sobre a energia do átomo também serviu para uso militar, como o desnvolvimento de armamentos, como a bomba atômica. Em mais de 60 anos de domínio sobre ssa tecnologia, armas nucleares foram utilizadas para fins bélicos apenas duas vezes, durante a Segunda Guerra Mundial, lançada pelos Estados Unidos contra o Japão em 1945. Por meio de tratados internacionais, a ONU, Organização das Nações Unidas, através da Organização Internacional de Energia Atômica monitorao uso da energia nuclear para fins bélicos.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Angra 1 e Angra 2

Maquetes de Angra 1 e Angra 2


Usina Nuclear - Angra dos Reis

A Usina Nuclear

A Usina Nuclear

As usinas nucleares utilizam o princípio da fissão nuclear para gerar calor. Dentro do Reator Nuclear, centenas de varetas contendo material radioativo são fissionadas, liberando muito calor. Este calor irá aquecer a água (totalmente pura) que fica dentro do reator. Ela pode chegar á incríveis 1500°C a uma pressão de 157atm. Essa água quente irá seguir por tubos, até o vaporizador, depois volta ao reator, completando o circuito primário.

No vaporizador, uma outra quantidade de água será fervida, pelo calor de tubos onde passam a água extremamente quente do reator. O vapor gerado sairá por canos, até onde ficam localizadas as turbinas e o gerador elétrico. O vapor d’água pode girar as pás das turbinas a uma velocidade de 1800rpm. Depois que o vapor executar sua função, ele segue para o condensador, onde vai virar água novamente e retornar ao vaporizador. Este é o chamado circuito secundário.

Para que o condensador transforme o vapor do circuito secundário em água, é necessário que ele seja abastecido de água fria. Essa água fria pode vir de rios e lagos próximos. Ao passar pelo condensador, esta água fica quente, necessitando ser resfriada nas torres de resfriamento (a maior parte de uma usina nuclear). Este é o circuito terciário (ou sistema de água de refrigeração).

Questões de Segurança

Uma usina nuclear é munida de vários sistemas de segurança, que entram em ação automaticamente em casos de emergência. O principal deles é o sistema que neutraliza a fissão nuclear dentro do reator. São centenas de barras, feitas de materiais não fissionáveis (isto é, mesmo absorvendo nêutrons livres, não se dividem), como boro e cádmio, que são injetadas no meio reacionário.

O reator fica envolvido por uma cápsula de 3cm de espessura, feita de aço. O edifício é protegido com paredes de 70cm, feitas de concreto e estrutura de ferro e aço, e podem aguentar ataques terroristas (mísseis, aviões).
Existem também órgãos internacionais, que vistoriam periódicamente as usinas nucleares, em busca de irregularidades, falhas, etc.

Vantagens

As principais vantagens da energia nuclear são: o combustível é barato e pouco (em comparação com outras fontes de energia), é independente de condições ambientais/climáticas (não depende do sol, como usinas solares, ou da vazão de um rio, no caso das hidroelétricas), a poluição gerada (diretamente) é quase inexistente. Não ocupa grandes áreas. A quantidade de lixo produzido é bem reduzido. O custo da energia gerada fica em torno de 40 dólares por MW, mais caro que a energia das hidroelétricas, mas mais barato que a energia das termoelétricas, usinas solares, eólica, etc.

Desvantagens

Alto custo de construção, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros. Não existem soluções eficientes para tratamento do lixo radioativo, que atualmente é depositado em desertos, fundo de oceanos ou dentro de montanhas (existem projetos para enviar o lixo para o Sol, o que poderia ser a solução definitiva, mas muito cara e também perigosa, imagine o que aconteceria se uma das cápsulas que armazenam o lixo explodisse na atmosfera da Terra?).