Saúde - para diagnostiar doenças, substâncias radioativas são injetadas no corpo humano e são absorvidas por órgãos como os rins e o cérebro. Depois, o paciente é monitorado e as imagensmostram se há problemas nesses órgãos.
Indústria - um tipo de fotografia produzida a partir da irradiação de materiais permite enxergar dentro de peças de metal, de motores, verificando se soldas continuam boas, se houve desgaste demasiado em certas peças, se há rachaduras e qual a espessura de algumas peças. A indústria farmacêutica estereliza com radiação as seringas plásticas, luvas, gaze e outros materiais, eliminando-se mocroorganismos que poderiam provocar algum tipo de contaminação nos pacientes.
História e Arqueologia - o carbono 14, um elemento radioativo natural, absorvido pelas plantas na fotossíntese, tem sua atividade reduzida pela metade a cada 5.730 anos. Assim, quando se encontram materias e escavações, como os restos de uma fogueira de milhares de anos, os cientistas calculam a idade desses restos pela quantidade de carbono 14 que conseguem identificar.
Pecuária - marcadores radioativos colocados no alimento de animais permitem estudar sua digestão para descobrir quais os melhores alimentos para eles. Substâncias radioativas também são usadas para diagnosticar e prevenir doenças dos animais.
Eletricidade - nas usinas termonucleares, a energia do núcleo dos átomos é usada para aquecer a água e formar vapor, que então aciona as turbinas e gera energia elétrica.
Agricultura - irradiar alimentos é uma forma de conservá-los recomendada pela Organização Mundial da Saúde , a OMS. O Brasil usa essa tecnologia principalmente para alimentos do tipo de exportação, pois eles, precisam durar mais. Há diferentes radiações e usos. Elas servem para evitar doenças na cebola, batata e alho, eliminar fungos de morangos e tomates, atrasar o amadurecimento de bananas, evitar insetos em cereais e conservar carne, leite e sucos.
Uso Bélico - o domíno sobre a energia do átomo também serviu para uso militar, como o desnvolvimento de armamentos, como a bomba atômica. Em mais de 60 anos de domínio sobre ssa tecnologia, armas nucleares foram utilizadas para fins bélicos apenas duas vezes, durante a Segunda Guerra Mundial, lançada pelos Estados Unidos contra o Japão em 1945. Por meio de tratados internacionais, a ONU, Organização das Nações Unidas, através da Organização Internacional de Energia Atômica monitorao uso da energia nuclear para fins bélicos.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
me ajudou muito obrigadooooo!!!
ResponderExcluir